BLOGSTAR

"FELIZ DAQUELE QUE TRANSFERE O QUE SABE E APRENDE O QUE ENSINA" Cora Coralina

segunda-feira, 31 de maio de 2010

PROINFO - 27/05/2010 - 8a. aula


Nessa aula aprendemos a fazer gráficos utilizando as informações da planilha da aula passada. Fizemos o cálculo do percentual de alunos aprovados e reprovados e elaboramos um gráfico que representasse cada dado e as formas como modificar a fonte, o plano de fundo e as bordas das células através de programação específica.

Ops : Por acaso a energia acabou e não conseguimos enviar o nosso gráfico para o blog, mas vou conseguir fazer isso loguinho !!!!!

Tenho que parar um pouquinho no laboratório da escola e enviar o gráfico. Claro ... se me lembrar ainda como é que faz .... hehehehehehehe .... Se não conseguir vou ter que recorrer para o nosso querido professor !!!! hehehehehe

PROINFO - 20/05/2010 - 7a. aula


Hoje tivemos outra aula na Planilha Eletrônica (Calc) onde aprendemos a calcular na função "se", para fazer comparações de valores. Fizemos uma planilha simples para comparar a vantagem de abastecer o carro com gasolina ou álcool. É muito interessante para nossa vida cotidiana.

Calculamos através da função "se" a idade do eleitor e se ele tem obrigatoriedade ou não em votar, onde pode ser calculada, também, na função "data". Utilizamos fórmulas matemáticas nas células´para os cálculos. Legal !!!!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

PLANILHA ELETRÔNICA BrOffice - Calc

Hoje trabalhamos com a planilha eletrônica do BrOffice. Um software programado para construir sequencias. Aprendemos a utilizar de forma simples para justamente simplificar nossa vida em situações de cálculos e classificação de dados. A aula foi muito interessante e conseguimos aprender inúmeras possibilidades de trabalhar com essa ferramente tão acessível e complexa, porém, muito útil. Aprendemos a fazer cálculos com fórmulas nos endereços das células e utilizar variadas formas de fazer médias. Foi muito bacana !!! Adorei também !!! Já vou utilizar nos meus trabalhos diários na escola !!!!

sábado, 8 de maio de 2010

Motivação para aprender e o prazer em estar na escola


No dia 05 de maio apresentei numa oficina pedagógica o tema : MOTIVAÇÃO PARA APRENDER E O PRAZER EM ESTAR NA ESCOLA, onde abordei uma questão muito importante no nosso dia-a-dia escolar e que podemos perceber que está sendo um pouco de lado : as brincadeiras e os jogos como forma de desenvolvimento e aprendizagem. Dessa forma, se o aluno gosta da escola ele vai gostar de estudar e interagir melhor com as pessoas e, assim, alcançar o sucesso que é o objetivo principal da escola. Enfatizei que " os jogos e as brincadeiras não são simplesmente um "passatempo", corresponde a uma extraordinária forma de estimular o crescimento e o desenvolvimento, a coordenação muscular, as faculdades intelectuais, a iniciativa individual, estimula observar, conhecer o ambiente, o outro e o próprio "eu". Significa alegria, divertimento, entusiasmo, confiança, aprendizagem e desenvolvimento. Então, foi proposto diversas atividades, que seriam planejadas nas coordenações para que as atividades diferenciadas estejam presentes diariamente na sala de aula. Foi uma oficina muito legal onde, eu acredito, ter alcançado meu objetivo que era estimular os professores a ensinar brincando.

Apresentação sobre a Dengue EC 01 Ceilândia

CAMPANHA CONTRA A DENGUE DA E.C.01 DE CEILÂNDIA

Nossa escola está na campanha contra a dengue, veja o que andamos aprontando !!!! kkkkkkkkk

29 de abril de 2010 - Proinfo Integrado

Nesta aula trabalhamos com o BrOffice e nos foi proposto que criássemos uma 'piada', produzindo no mínimo cinco slides (impress) e mais um como capa, utilizando efeitos, animações,transições e ilustrações. Foi muito interessante, pois trabalhamos auxiliados pelo manual do aluno (material de apoio), no formato .odp do BrOffice - Impress. Conhecemos melhor o programa e vimos que é bem semelhante ao power point da Microsoft.

PROINFO INTEGRADO - AULA dia 06/05/2010


Nessa aula aprendemos a criar um jogo de pergntas e respostas chamado de "QUIZ", bem como programar esse jogo através de composição de slides, os quais continham capa, menu de questões, página com questões e respostas, página com "acertou" e página com "errou". Noooossa !!! Queimei meus fusíveis, parecia que nunca iria entender aquilo !!! Mas, ufffa , quando aprendi achei um maior 'barato'. Muuuuuito legal e muito útil para trabalharmos com os nossos alunos no laboratório de informática. Dá para criar infinitas possibilidades de jogos e atividades. Começamos criando os slides, com setinhas de ir e voltar, depois trabalhamos com a programação do jogo utilizando o 'Hiperlink'. Ficou muito bom nosso trabalho que foi utilizado como tema a Copa do Mundo. Agora colocar a imaginação para funcionar e criar diveros jogos ... Que bacana !!!! AAAAAdorei !!!!!!!